sábado, 15 de outubro de 2016

Sugestões de títulos de literatura infantil sobre sexo e sexualidade



Com o avanço da tecnologia, as formas de comunicação também avançaram, e não são só as pessoas adultas que estão cercadas de informações, mas as crianças também.
Na atualidade, em muitas escolas, a temática sexualidade infantil tem sido debatida, mas nem sempre educadores se sentem realmente seguros para direcioná-lo – ainda mais quando se trata de perguntas ou atitudes que exigem uma resposta ou intervenção rápida. Diante do exposto, esta postagem poderá auxiliar pais e professores quanto a isso. Primeiro é preciso criar um canal confiável de diálogo e, para tal, pode ser interessante que pais e professores atuem em conjunto. Em segundo lugar ao falar sobre a sexualidade com a criança procurar utilizar termos corretos, evitando apelidos, palavrões, etc. As respostas às perguntas devem ser feitas em uma linguagem acessível, de forma clara e objetiva, dizendo de forma simplificada exatamente o que a criança deseja saber, sem antecipar dúvidas. Caso não saiba a resposta (ou como responder), seja sincero, e busque o mais rápido possível dar esse retorno, ao invés de fingir que se esqueceu.
Outro material que poderá auxiliar os educadores, pais e responsáveis são as sugestões de títulos de literatura infantil sobre sexo e sexualidade:

DE ONDE VEM OS BEBES – Andrew Andry
SEXO E SEXUALIDADE- 6 A 10 ANOS – Cida Lopes
DE ONDE EU VIM – APRENDENDO SOBRE A SEXUALIDADE – Claire Llewellyn Mike Gordon
O PLANETA EU – CONVERSANDO SOBRE SEXO – Liliana Iacocca
OS MENINOS E AS MENINAS – Brigitte Labbe
O BEBE VEM COM CEGONHA – Patricia Engel Secco
SEXO NÃO É BICHO PAPÃO – Marcos Ribeiro
MAMÃE COMO EU NASCI – Marcos Ribeiro
MAMÃE BOTOU UM OVO – Cole Babete
MENINO BRINCA DE BONECA – Marcos Ribeiro
DE ONDE VIEMOS? – Peter Mayle Ed Nobel

Nenhum comentário: