domingo, 14 de agosto de 2016

Adormeceu a Margarida? Aventuras Folclóricas -Maria Heloisa Penteado



Este livro sobre histórias folclóricas, foi o melhor que eu já li. Leio para as crianças todo ano, no mês de agosto. O livro tem 64 páginas, sendo assim, faço leitura por capítulos, um por dia, interrompendo a leitura sempre naquela parte de maior suspense, deixando as crianças cheias de curiosidade para o próximo dia.
 O livro conta a história de uma menina chamada Margarida, que num belo dia acorda e percebe que não está na cama, mas em uma floresta. Começa então uma aventura maravilhosa que mistura fatos reais com acontecimentos que são frutos da fantasia, apresentando de forma bastante curiosa as personagens do folclore brasileiro. É um livro que te prende do começo ao fim, pois você quer a todo momento saber o desfecho da história e quando acaba deixa um gostinho de quero mais.
O que a escritora Heloisa faz com as personagens do Saci, Cuca, Mãe-D’água, Curupira** e Caipora** é algo incrível; mantendo suas características tradicionais e ao mesmo tempo renovando e recriando cada uma delas nos encanta e emociona. Eu o recomendo para todos que gostam de histórias bonitas,legais e divertidas.


 Nota: (**)Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Caipora é uma entidade da mitologia tupi-guarani. A palavra “caipora” vem do tupi caapora e quer dizer "habitante do mato”No folclore brasileiro, é representada como um pequeno índio de pele escura, ágil e nu. Habitante das florestas, reina sobre todos os animais e ele destrói os caçadores que não cumprem o acordo de caça feito com ele. Seu corpo é todo coberto por pelos. Ele vive montado numa espécie de porco-do-mato e ele carrega uma vara. Primo do Curupira, protege os animais da floresta. Os índios acreditavam que o Caipora temesse a claridade, por isso protegiam-se dele andando com tições acesos durante a noite.

Nenhum comentário: