sábado, 25 de maio de 2013

EU ETIQUETA -Carlos Drummond de Andrade

Em minha calça está grudado um nome
  Um nome... estranho.

 Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, permência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.

 É duro andar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-la por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer principalmente.)
E nisto me comparo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,

 Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar
Cada vinco da roupa
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo dos outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.

Que não é meu de batismo ou de cartório



 

FONTE:http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-consumismo-na-voz-carlos-drummond-andrade.htm

11 comentários:

Transporte Escolar Augustus disse...

Oi,bom dia,vc teria uma paráfrase desse texto?
Obrigada Deniele.

iago, luiz, arthur disse...

isso deixa claro o nosso exesso de consumo

jhonatan 6ºB disse...

Eu acho um absurdo pq as pessoas ver a propagranda e já se empolga para compra porque as pessoas se inludem com qualquer coisa

Ingrid && Ana Bárbara :* disse...

Eu acho um absurdo isso as pessoas só ficam comprando as roupas pela marca e pelas propagandas e não percebem que estão sendo enganadas'

vitoria lima , victoria garcia 6ºB disse...

nos entendemos que ropa de marca só é um pedaço de pano com um nome legal sei que se eu for numa festa com um tenis de 20 reais entro do mesmo jeito que uma poessoua com um tenis de 300

nathally e vitoria regis 6b disse...

nos entendemos que a ropa de marca não vale nada apenas eles que ganha dinheiro

AGNO,VINICIUS ' disse...

O Poema é interessante educativo , e pode se aprender muito com esse poema ," <3

natalia karina 6.b disse...

fala sobre uma pessoa que virou uma propaganda ambulante . porque ela compra muitos produtos que ela não consume mas ela faz questão de comprar porque apenas entra na moda como os relógios chaveiros meias e etc coisas que as vezes ela ñ gostou ou tbm que cabe a ela usar . n´´os achamos um poema interesante porque fala a realidade de pessoas comsumistas e que compram produtos por influencias de propagandas e intermedios de pessoas que fazem as cabeças delas .

thaina;rejane e pedro disse...

O texto sobre etiquetas e marcas de roupas que fazem propaganda que fazem as pessoas terem a necessidade de comprar esses produtos.

Anônimo disse...

Nossa , achei Fantástico esse site , uma iniciativa linda (:

Unknown disse...

estou estudando este texto =)